O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de temporais nos próximos dias em diversas regiões do Estado. A partir desta quarta-feira (5), as condições do tempo voltam a ficar instáveis, com possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. A situação deve se agravar na sexta-feira (7), exigindo atenção redobrada da população.
Segundo o Simepar, o Noroeste e o Oeste do Paraná já podem amanhecer com tempestades na quarta-feira, que devem se deslocar para outras regiões ao longo do dia, perdendo força gradualmente. Há risco de chuva forte em curto período, rajadas intensas de vento, descargas elétricas e granizo isolado. Na quinta-feira (6), o tempo tende a ficar mais estável, com pancadas apenas em pontos isolados.
A previsão mais crítica é para a sexta-feira (7), quando a aproximação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão deve provocar novamente tempestades generalizadas, com chuva volumosa, ventos acima de 70 km/h e granizo, especialmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Norte do Estado.
O novo alerta ocorre após uma sequência de fortes temporais registrados no último fim de semana. Em Cornélio Procópio, as rajadas de vento chegaram a 95 km/h, e em Santo Antônio da Platina, a 91 km/h. Houve registro de granizo em cidades como Jandaia do Sul, Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
Em alguns municípios, o volume de chuva já superou quase toda a média mensal. Em Santa Helena, por exemplo, o acumulado chegou a 138 milímetros. Até esta terça-feira (4), a Defesa Civil estadual havia registrado ocorrências em 36 cidades, com cerca de 10 mil pessoas afetadas, 1.776 desalojadas e 100 desabrigadas. No total, 5.984 residências sofreram danos causados por enxurradas, vendavais e granizo.
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos oficiais e seguir as recomendações de segurança, evitando áreas alagadas, árvores e estruturas metálicas durante as tempestades. É possível receber alertas de curto prazo por SMS — basta enviar o CEP para o número 40199.
Auxílio do Estado – Para garantir o atendimento às famílias atingidas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou o repasse de R$ 50 milhões do Tesouro Estadual ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). O fundo, criado em 2023, já destinou R$ 61,2 milhões a 102 municípios e pode ser usado também em ações de prevenção e mitigação de desastres.
A Defesa Civil já distribuiu 6,8 mil telhas aos municípios mais afetados, além de cestas básicas e kits de higiene, limpeza e dormitório. O órgão mantém um estoque de 100 mil telhas no Centro Logístico, em Curitiba, e vai adquirir mais 50 mil unidades para reforçar o atendimento.
As equipes estaduais seguem em contato com as prefeituras para orientar sobre a emissão de decretos de situação de emergência, necessários para o acesso a recursos estaduais e federais. Até o momento, 17 cidades já manifestaram intenção de publicar o decreto.



