A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Guarda Municipal de Campo Largo, deflagrou na manhã desta terça-feira (16) uma operação para combater um grupo suspeito de realizar manobras irregulares com motocicletas, conhecidas como “grau”. Além das infrações de trânsito, os envolvidos também registravam as ações e divulgavam as imagens nas redes sociais.
Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de executar manobras perigosas em vias públicas. A operação ocorre de forma simultânea nos municípios de Campo Largo, Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, além da capital.
Entre os crimes apurados estão incitação ao crime, adulteração de sinal identificador de veículo, participação em corrida ou disputa não autorizada, condução de veículo sem habilitação e tráfego em velocidade incompatível com a segurança. A ação conta com o apoio da Guarda Municipal de Campo Largo.
De acordo com o delegado da PCPR, Edgar Santana, os investigados não apenas colocavam em risco a segurança no trânsito ao realizar manobras perigosas, como também produziam vídeos e imagens das práticas para divulgação nas redes sociais, caracterizando apologia ao crime.
Na primeira fase da operação, deflagrada em novembro deste ano, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele era investigado pela prática do “grau” em via pública e foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Na residência, além da motocicleta utilizada nas manobras, os policiais apreenderam diversos entorpecentes, e o suspeito confessou que faria a distribuição das drogas a terceiros.


