Presidiários da Cadeia Pública de Bandeirantes promoveram uma rebelião na tarde deste último sábado (10), o que exigiu a mobilização de forças especiais da Polícia Penal do Paraná. A situação foi controlada ainda no fim da tarde, sem registro de fugas, mortos ou feridos.
A unidade prisional, localizada na Avenida Edelina Meneghel Rando, na região central da cidade, possui capacidade para 40 detentos, mas atualmente abriga 102 homens — mais que o dobro do limite previsto. Diante do motim, foi acionado o Setor de Operações Especiais (SOE), que atuou para conter a situação e restabelecer a ordem.
Segundo informações apuradas, os presos reivindicavam melhores condições de espaço e a transferência de parte da população carcerária para outras unidades. No Paraná, o SOE e o Setor de Operações Táticas (SOT) são responsáveis por intervir em ocorrências de alto risco no sistema prisional, contando, quando necessário, com o apoio das polícias Militar e Civil.
A superlotação nas unidades prisionais é um problema recorrente em todo o país e frequentemente está na origem de tensões e rebeliões no sistema carcerário.
fonte: taroba



