Médica é denunciada por morte de seis crianças em UTI pediátrica no Paraná

Uma médica foi denunciada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) pela morte de seis crianças e recém-nascidos em uma UTI Pediátrica de um hospital de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela era diretora técnica da unidade. A denúncia foi recebida pela Justiça na segunda-feira (17).

As mortes ocorreram entre maio e julho de 2024. Segundo o MPPR, as vítimas sofreram choque séptico e falência múltipla de órgãos após uma grave contaminação hospitalar por bactérias multirresistentes.

De acordo com a denúncia, a médica teria agido com grave negligência ao não fiscalizar nem garantir o cumprimento de protocolos básicos de assepsia e biossegurança. Entre as irregularidades apontadas estão a reutilização de luvas entre pacientes diferentes, falhas de higiene, incluindo a falta de banhos, e o manuseio inadequado de tubos de intubação e acessos venosos.

Para o Ministério Público, as condutas teriam contribuído para criar um ambiente favorável à contaminação cruzada dentro da UTI.

O MPPR também pediu que a médica seja condenada ao pagamento de R$ 50 mil de indenização para cada família das seis vítimas.

A denúncia ainda será analisada no curso do processo, e a médica terá direito à defesa.
fonte: metrópoles