GAECO e Polícia Federal desmantelam esquema milionário de tráfico aéreo de cocaína no Paraná

O Paraná voltou a figurar no centro de uma grande investigação nacional contra o tráfico de drogas. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Federal deflagraram, nesta quinta-feira (23), a Operação Red Flag, que desarticulou um esquema milionário de transporte aéreo de cocaína. As ações ocorreram em oito cidades, incluindo Curitiba, Londrina e Toledo, onde o grupo chegou a usar aeronaves agrícolas para transportar quase uma tonelada da droga.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início há cerca de um ano, quando agentes identificaram um piloto de Araçatuba (SP) suspeito de realizar o transporte de drogas para uma organização criminosa interestadual.

“As aeronaves utilizadas no tráfico de cocaína usavam como base oficinas e hangares na cidade de Birigui, onde eram preparadas para o transporte da droga”, informou a PF em nota.

As apurações apontam que o grupo mantinha uma estrutura complexa, dividida em núcleos com funções específicas, como gerenciamento financeiro, logística aérea e terrestre, além de uma equipe responsável pela ocultação dos recursos obtidos com o tráfico.

Em uma das operações realizadas no final de 2024, o grupo teria transportado quase uma tonelada de cocaína utilizando aviões agrícolas no interior do Paraná.

Segundo a PF, o esquema movimentou mais de R$ 160 milhões em transações suspeitas nos últimos anos. O dinheiro passava por contas bancárias pessoais, de empresas ligadas aos investigados e de terceiros, numa tentativa de disfarçar a origem ilícita dos valores. Ainda conforme a investigação, os integrantes do grupo ostentavam um padrão de vida incompatível com a renda declarada, adquirindo imóveis de luxo, fazendas, veículos de alto valor, lanchas e até aeronaves.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou medidas cautelares para bloquear bens e desestruturar financeiramente o grupo. Os investigados deverão responder por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Operação Red Flag

A Operação Red Flag mira uma rede interestadual envolvida no transporte aéreo de drogas. Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e um de prisão temporária.

As ações ocorrem em cidades dos estados de São Paulo (Araçatuba, Birigui, Vera Cruz, Catanduva e Garça), Paraná (Curitiba, Londrina e Toledo), Mato Grosso do Sul (Aral Moreira e Campo Grande) e Mato Grosso (Colíder).

Fonte: ric