A chegada de uma nova frente fria ao Sul do Brasil deve provocar mudanças significativas no tempo e elevar o risco de temporais em diversas regiões do Paraná nos próximos dias, conforme informações da Climatempo.
Embora o sistema avance principalmente sobre o Rio Grande do Sul, sua influência é suficiente para intensificar o transporte de umidade em direção ao Paraná, favorecendo a formação de áreas de instabilidade. A previsão indica maior volume de chuva a partir desta sexta-feira (16).
O dia deve começar com céu mais encoberto e registro de pancadas de chuva já pela manhã em várias cidades do estado. No decorrer do dia, especialmente entre a tarde e a noite, a instabilidade se intensifica, com possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Em Curitiba, a sexta-feira terá sol entre muitas nuvens no período da manhã. A partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva mais intensas, com raios e ventos moderados a fortes. A temperatura máxima pode chegar aos 29 °C, mantendo a sensação de tempo abafado.
Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de tempestade para o Paraná. O aviso aponta risco de ventos entre 40 e 60 km/h, possibilidade de queda de granizo e transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O alerta abrange as regiões do Norte Pioneiro, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudeste, Centro Oriental, Centro-Sul e Sudoeste do estado.



