Bad Bunny Domina o Grammy Latino com ‘DeBÍ TiRAR MÁS FOToS’; Liniker Brilha entre os Premiados em Português

Bad Bunny foi o grande vencedor da noite no Grammy Latino, realizado em Las Vegas, conquistando o prêmio de Álbum do Ano com “DeBÍ TiRAR MÁS FOToS”. O artista porto-riquenho, que já era o favorito, levou para casa cinco estatuetas, consagrando-se como um dos maiores nomes da música latina contemporânea.

“Obrigado a todas as pessoas que trabalharam neste álbum, são muitas e levo todas no meu coração”, declarou Bad Bunny ao receber o prêmio principal da noite. Além de Álbum do Ano, o artista também venceu nas categorias de Melhor Álbum de Música Urbana, Melhor Canção Urbana, Melhor Fusão/Interpretação Urbana e Melhor Interpretação de Reggaeton.

Em um gesto de reconhecimento à sua comunidade, Bad Bunny dedicou o prêmio a “todas as crianças e jovens da América Latina”. Vale lembrar que o artista optou por não incluir os Estados Unidos em sua turnê mundial, que se inicia este mês, em protesto às políticas migratórias do ex-presidente Donald Trump.

A noite também foi de celebração para a música brasileira, com Liniker se destacando ao vencer em três categorias. A artista, que já havia feito história em 2022, conquistou os prêmios de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com “Caju”, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa (“Caju”) e Melhor Canção em Língua Portuguesa (“Veludo Marrom”).

Outros destaques da premiação incluem a dupla argentina de hip hop Ca7riel & Paco Amoroso, que levou cinco prêmios, incluindo Melhor Canção Pop com “El Día del Amigo”. A dupla, conhecida por sua irreverência, anunciou que pretende derreter as estatuetas para criar um colar, uma ideia que causou burburinho entre os presentes. Alejandro Sanz, por sua vez, venceu como Gravação do Ano com “Palmeras en el Jardín”, enquanto Karol G levou o prêmio de Canção do Ano por “Si antes te hubiera conocido”. A mexicana Paloma Morphy foi eleita Artista Revelação.

**Confira a lista dos principais vencedores do Grammy Latino:**

* Álbum do Ano: “DeBÍ TiRAR MÁS FOToS” – Bad Bunny
* Gravação do Ano: “Palmeras en el Jardín” – Alejandro Sanz
* Canção do Ano: “Si Antes Te Hubiera Conocido” – Karol G
* Melhor Canção Pop: “El Día del Amigo” – Ca7riel & Paco Amoroso
* Melhor Fusão/Interpretação Urbana: “DtMF” – Bad Bunny
* Melhor Interpretação de Reggaeton: “Voy A Llevarte Pa PR” – Bad Bunny
* Melhor Álbum de Música Urbana: “DeBÍ TiRAR MÁS FOToS” – Bad Bunny
* Melhor Canção Urbana: “DtMF” – Bad Bunny
* Melhor Álbum de Rock: “Novela” – Fito Páez
* Melhor Álbum de Música Alternativa: “Papota” – Ca7riel & Paco Amoroso
* Melhor Artista Revelação: Paloma Morphy
* Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa: “Caju” – Liniker
* Melhor Canção em Língua Portuguesa: “Veludo Marrom” – Liniker