Ataques Aéreos em Gaza Desafiam Apelo de Cessar-Fogo de Trump

Apesar de um recente plano de cessar-fogo articulado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Faixa de Gaza reporta novos ataques aéreos neste sábado (04). A agência de defesa civil local acusa Israel de realizar múltiplos bombardeios na Cidade de Gaza, levantando questões sobre a efetividade dos esforços diplomáticos em curso. A situação no território permanece tensa, com relatos de destruição e vítimas.

Os ataques teriam resultado na destruição de aproximadamente 20 casas, além de mortos e feridos. Informações preliminares indicam que a área próxima ao Hospital al-Ahli, também conhecido como Hospital Batista, foi particularmente atingida. Os relatos de vítimas aumentam a preocupação com o impacto humanitário do conflito.

Em Khan Younis, autoridades do Hospital Nasser confirmaram a morte de duas crianças e o ferimento de outras oito pessoas, vítimas de um ataque de drone contra uma barraca. Este incidente específico agrava ainda mais o quadro de sofrimento na região, colocando em xeque a promessa de um alívio nas hostilidades.

A aparente retomada dos ataques ocorre mesmo após o Hamas ter sinalizado aceitação em libertar todos os prisioneiros em até 72 horas, em resposta a uma ameaça de Trump. O plano de cessar-fogo proposto pelo presidente americano incluía, além da concordância do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, medidas como o desarmamento do Hamas, buscando uma solução abrangente para o conflito. Resta saber como esta escalada de violência afetará as negociações em andamento.