Após os fortes temporais causados pelo avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, o Paraná deve enfrentar uma brusca queda nas temperaturas, com possibilidade de geada fraca no amanhecer desta terça-feira (23), de acordo com o Simepar.
A condição mais crítica está prevista para o extremo Sul, especialmente nas regiões de Palmas e General Carneiro, onde há chance de geada em pontos isolados. Segundo o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan, nas demais áreas da metade Sul os termômetros devem marcar abaixo de 10 °C.
De acordo com a Climatempo, municípios como São Mateus do Sul, General Carneiro e Palmas podem registrar mínima próxima ou até inferior a 4 °C. Durante a tarde, a previsão indica temperaturas mais amenas, que não devem ultrapassar os 27 °C em nenhuma região do estado, inclusive no Norte e Noroeste. O tempo permanece estável, com sol e variação de nuvens, principalmente na faixa leste.
Apesar do resfriamento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja para tempestades em grande parte do Paraná, com risco de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O aviso inclui a possibilidade de cortes de energia elétrica, quedas de árvores, danos em plantações e alagamentos.
Regiões em alerta laranja:
- Norte Pioneiro Paranaense
- Centro Ocidental
- Noroeste
- Norte Central
- Oeste
- Centro Oriental
- Centro-Sul
- Sudeste
fonte: ric