Ministros ‘Na Corda Bamba’: Fufuca e Sabino Desafiam Partidos e Marcam Presença no 7 de Setembro com Lula

Em um cenário de tensões políticas, os ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte) participaram do desfile de 7 de setembro em Brasília, neste domingo. A presença dos ministros ganha destaque em meio à recente decisão de seus respectivos partidos, União Brasil e PP, de se distanciarem do governo Lula. A determinação das cúpulas partidárias é para que seus filiados entreguem os cargos na administração federal.

Apesar da orientação partidária, a situação de outros indicados pelos partidos PP e União Brasil em cargos de estatais e ministérios apresenta nuances. Diferentemente de Fufuca e Sabino, muitos desses indicados não são filiados às legendas, o que lhes permite, ao menos por ora, manter suas posições. A Caixa Econômica Federal, assim como os ministérios das Comunicações e da Integração e Desenvolvimento Regional, são exemplos de áreas onde essa dinâmica se observa.

A Esplanada dos Ministérios também reuniu um expressivo número de outros membros do governo federal. Entre os presentes estavam Ricardo Lewandowski (Justiça), Renan Filho (Transportes), e Marina Silva (Meio Ambiente), demonstrando o apoio do governo ao evento cívico. A participação massiva de ministros buscou reafirmar a importância da data para a administração Lula.

Um simbolismo adicional marcou o evento, com cidadãos vestindo camisas da seleção brasileira, em uma tentativa de ressignificar o uso da vestimenta. Nos últimos anos, a camisa da seleção foi associada a grupos bolsonaristas, mas o governo Lula busca resgatar o sentimento de união nacional e a defesa da soberania brasileira. A distribuição de bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, em resposta às sanções dos EUA, também reforçou essa mensagem.