Uma operação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e do Paraná resultou, na última quinta-feira (15), no resgate de uma idosa de 93 anos que havia sido sequestrada pelo próprio neto, de 45 anos. A vítima foi localizada na casa do suspeito em Campina Grande do Sul (PR), às margens da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116).
A principal linha de investigação aponta para abuso financeiro e patrimonial. Segundo a polícia, o homem já era investigado por desviar dinheiro da avó com o objetivo de comprar um terreno na cidade paranaense onde reside. Além disso, ele teria alterado o acesso às contas bancárias da vítima e realizado transferências de valores não divulgados.
Dinâmica do crime
O sequestro ocorreu após o suspeito passar as festas de Ano Novo na casa da avó, em Eldorado, no Vale do Ribeira (SP). De acordo com a corporação, ele retirou a idosa da casa de conhecidos sem o consentimento ou conhecimento dos demais familiares e a levou para o Paraná.
A idosa possui um representante legal (curador) responsável por seus bens, o que torna a movimentação financeira feita pelo neto ilegal. Diante dos fatos, a Polícia Civil solicitou o bloqueio das contas da vítima e cumpriu mandados de busca e apreensão.
Após o resgate, a idosa foi levada de volta para Eldorado (SP), onde está sob os cuidados de sua curadora legal.
O neto foi encaminhado à Delegacia de Campina Grande do Sul para prestar esclarecimentos. Apesar da gravidade das acusações, ele foi liberado após o depoimento e responderá ao inquérito em liberdade. A defesa do suspeito não foi localizada até o fechamento desta reportagem.



