A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta de tempestades válido para todo o estado entre esta terça-feira (30) e a quarta-feira (31), véspera de Ano Novo. A previsão aponta para chuvas fortes e concentradas em curtos períodos, com possibilidade de alagamentos e danos estruturais.
Nesta terça-feira (30), o risco é considerado alto no Litoral, em parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e em municípios do Sul do estado. Nas demais regiões paranaenses, a classificação é de risco moderado para a ocorrência de temporais.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade já foi registrada durante a madrugada. “Temporais localizados se formaram na RMC, avançando pela metade sul de Curitiba em direção ao Litoral”, explicou o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan.
Na quarta-feira (31), todo o Paraná permanece sob risco moderado para tempestades. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de enxurradas, chuvas intensas em curto intervalo de tempo, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos pontuais na rede elétrica.
Mesmo com o tempo instável, as temperaturas seguem elevadas nos últimos dias de 2025. Em Curitiba, os termômetros variam entre 19°C e 29°C. Nas regiões Norte e Noroeste, as máximas podem atingir 34°C. Já no Litoral e nas demais regiões, as temperaturas devem ficar entre 25°C e 30°C.
Calor extremo marcou 2025
O alerta de temporais ocorre após uma sequência de dias de calor intenso em todo o estado. Na última semana, diversas estações meteorológicas registraram recordes de temperatura para o ano. Guaraqueçaba teve destaque ao marcar 40,4°C na sexta-feira (26), a segunda maior temperatura registrada no Paraná em 2025, atrás apenas dos 42,5°C registrados em Capanema, em abril.
Outros municípios, como Antonina, Morretes e Telêmaco Borba, também registraram temperaturas próximas ou superiores a 38°C nos últimos dias.



