Wagner Moura conquistou, na noite deste último domingo (11/1), o Globo de Ouro 2026 de Melhor Ator em Filme de Drama, durante cerimônia realizada no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O ator foi premiado por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e se tornou o primeiro brasileiro a vencer a categoria, marcando um feito inédito para o cinema nacional.
Além da vitória de Moura, O Agente Secreto também levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, consolidando o Brasil como um dos grandes destaques da premiação deste ano. O longa ainda concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, mas acabou superado por Hamnet, dirigido por Chloé Zhao.
Na disputa pelo prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura superou nomes de peso como Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
Em O Agente Secreto, Moura interpreta Marcelo, um professor de tecnologia que foge da repressão da ditadura militar em São Paulo e retorna ao Recife, em 1977, em busca de um novo começo. O que parecia ser um refúgio seguro, no entanto, transforma-se em um ambiente hostil, marcado por ameaças e tensão constante.
A edição de 2026 do Globo de Ouro entrou para a história do cinema brasileiro. Pela primeira vez, um filme nacional somou três indicações, resultando em duas vitórias. O feito amplia o protagonismo do Brasil na premiação, que já havia sido marcado em 2025, quando Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.
Apresentada pela comediante norte-americana Nikki Glaser — que repetiu o comando após conduzir a cerimônia em 2025 —, a 83ª edição do Globo de Ouro é considerada um dos principais termômetros para o Oscar. O maior vencedor da noite foi Uma Batalha Após a Outra, com quatro troféus. Na televisão, a série Adolescência também conquistou quatro prêmios, enquanto The Pitt e Hamnet terminaram a noite com duas vitórias cada.
fonte: metrópoles



