Um confronto armado no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na trágica morte de três homens no último domingo (21). A Polícia Militar foi acionada para conter um baile funk que perturbava o sossego na região. Ao chegarem ao local, os policiais alegam terem sido recebidos a tiros, o que desencadeou um intenso tiroteio.
A troca de tiros vitimou Luciano Silva, de 52 anos, que não tinha qualquer envolvimento com o confronto. Ele foi atingido por balas perdidas enquanto buscava abrigo atrás de um carro próximo à sua residência. As outras vítimas foram identificadas como Rafael Silva da Rosa e Lúcio de Mendonça Luna, cujas circunstâncias de morte estão sendo investigadas.
A violência não se restringiu à Zona Norte. No mesmo dia, moradores e turistas de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, foram surpreendidos por arrastões e roubos. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um ônibus parado enquanto passageiros eram assaltados, e comércios locais também foram alvos de criminosos.
Os incidentes ocorreram em um dia de forte calor na cidade, com temperaturas alcançando os 41°C. A previsão é de que uma frente fria traga alívio a partir desta terça-feira (23), com a chegada da primavera. A Polícia Civil investiga os casos e busca identificar e prender os responsáveis pelos crimes.