Vereadores de São Caetano são flagrados dançando em plenário após homenagem a idosos; caso pode virar processo por quebra de decoro

Dois vereadores de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, protagonizaram uma cena inusitada na noite da última quinta-feira (2). Após uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, os parlamentares foram flagrados dançando sobre as mesas do plenário da Câmara Municipal.

O vídeo, que rapidamente se espalhou pelas redes sociais, mostra os vereadores Caio Salgado (PL), que presidia a sessão, e Professor Ródnei (PSD) dançando ao som da música “Suspicious Minds”, interpretada por um cover de Elvis Presley. A homenagem também contou com a presença do vereador Gilberto Costa (PP), autor de um projeto de lei que criou o “Dia do Elvis Presley” no calendário oficial do município.

A extravagante celebração, no entanto, gerou críticas e indignação entre parte da população. Diante da repercussão negativa, a Mesa Diretora da Câmara Municipal informou que irá abrir uma investigação para apurar o episódio, que pode configurar quebra de decoro parlamentar.

“Nós estamos averiguando os fatos para que depois a gente tome algumas medidas para que não ocorra mais o fato. Os vereadores vão ser notificados”, declarou o presidente da Câmara, Carlos Humberto Seraphim (PL), ex-vice-prefeito da cidade, demonstrando a seriedade com que a situação está sendo tratada.

Segundo Seraphim, embora o Legislativo não possua uma comissão de ética permanente, uma comissão provisória poderá ser criada para analisar o caso em detalhes. Atualmente, os vereadores de São Caetano recebem um salário de R$ 14.500, após um reajuste de 45% aprovado em fevereiro de 2023. Até o momento, as assessorias dos vereadores envolvidos não se manifestaram sobre o ocorrido.