Um vereador de Maringá, no norte do Paraná, foi condenado a pagar R$ 100 mil por dano moral coletivo. Lemuel Rodrigues (PDT) foi alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), que apurou o uso indevido de recursos arrecadados por meio de doações destinadas à ONG Salvando Vidas, criada por ele para atuar no resgate e cuidado de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o MP, a investigação apontou que a ONG não existiu formalmente entre os anos de 2021 e 2022. Nesse período, parte dos valores obtidos em campanhas de arrecadação não teria sido aplicada nos cuidados dos animais, mas apropriada por Lemuel e utilizada para fins pessoais.
À época dos fatos, Lemuel ainda não exercia mandato parlamentar. Em nota, a defesa informou que o vereador respeita a decisão judicial, embora considere a condenação injusta.
A sentença foi proferida pela 7ª Vara Cível de Maringá e publicada no dia 15 de janeiro. Ainda cabe recurso contra a decisão.
Segundo o Ministério Público, Lemuel promovia campanhas de arrecadação por meio de redes sociais e plataformas de vaquinhas online e financiamento coletivo. Em uma dessas ações, foram arrecadados cerca de R$ 230 mil, sem incluir os valores transferidos via PIX diretamente para a conta pessoal do então responsável pela ONG.



