Ucrânia busca fim da guerra: Delegação de Zelensky se reunirá com governo Trump em Nova York

Em busca de soluções para o conflito com a Rússia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que uma delegação de sua equipe se encontrará com representantes do governo de Donald Trump em Nova York, na próxima sexta-feira (29). O encontro, que visa discutir possíveis caminhos para a paz, ocorre após uma série de reuniões diplomáticas entre líderes ucranianos, americanos e europeus.

Zelensky informou sobre a reunião durante seu discurso diário, publicado nas redes sociais. “Serão realizadas reuniões na sexta-feira em Nova York, Estados Unidos, com a equipe do presidente Trump”, disse ele, após encontros agendados para quinta-feira (28) na Suíça. A iniciativa demonstra o esforço contínuo da Ucrânia em buscar apoio internacional para alcançar um acordo de paz.

Este encontro em Nova York surge na sequência de uma reunião trilateral na Casa Branca, onde Zelensky, Trump e líderes europeus debateram a situação no leste europeu. Após essa reunião, Trump revelou ter conversado com o presidente russo Vladimir Putin, que teria concordado em realizar um encontro bilateral com o líder ucraniano para discutir o conflito.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também se manifestou favorável à continuidade das conversas entre os aliados. O objetivo é pavimentar o caminho para um futuro acordo que encerre a invasão russa à Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022 e que tem gerado instabilidade e sofrimento na região.