Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, pode estar planejando uma visita a Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar no Brasil desde o início de agosto. A possibilidade, que já movimenta os bastidores políticos, vem à tona em um momento de tensões e polarização no cenário nacional.
A articulação estaria sendo conduzida por Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, e pelo apresentador Paulo Figueiredo, ambos figuras proeminentes no círculo de aliados de Bolsonaro. A informação foi divulgada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, dando peso aos rumores.
O ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, alimentou ainda mais as especulações ao sugerir publicamente o encontro. Em suas redes sociais, Wajngarten propôs: “Que tal uma visita do Donald Trump ao Presidente @jairbolsonaro na sua casa para que ambos evidenciem uma ‘Química Perfeita’ atualizando a prosa?”
Curiosamente, a possível visita ocorre logo após um breve encontro entre Trump e o presidente Lula na Assembleia Geral da ONU. Em seu discurso, Trump surpreendeu ao declarar ter tido “uma química excelente” com Lula, aventando inclusive a possibilidade de um novo encontro em breve.
Apesar da aparente abertura de Trump em relação a Lula, a articulação de uma visita a Bolsonaro reforça a complexidade das relações políticas e as nuances do cenário internacional. Resta aguardar os próximos capítulos para confirmar ou não a vinda de Trump ao Brasil.