Tragédia em Lisboa: Acidente com Bondinho Histórico Deixa 17 Mortos e Dezenas de Feridos

Um trágico acidente com o Elevador da Glória, um emblemático bondinho de Lisboa, resultou na morte de 17 pessoas. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pela diretora dos serviços de emergência da capital portuguesa, Margarida Castro, após o falecimento de dois feridos durante a madrugada. Além das vítimas fatais, o acidente também deixou 21 feridos, incluindo estrangeiros de diversas nacionalidades.

O acidente, ocorrido na tarde de quarta-feira, mobilizou equipes de resgate e deixou a cidade em estado de choque. Entre os feridos, foram identificados cidadãos de Espanha, Alemanha, França, Itália, Suíça, Canadá, Coreia do Sul, Marrocos e Cabo Verde. A nacionalidade das vítimas fatais será divulgada posteriormente pelo Ministério Público, conforme informou Margarida Castro.

Em resposta à tragédia, o governo português decretou luto nacional nesta quinta-feira. O primeiro-ministro Luís Montenegro lamentou a “irreparável perda de vidas humanas” causada pelo acidente. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também expressou suas condolências, afirmando estar “triste” com a notícia do ocorrido.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a extensão da destruição, com o funicular severamente danificado após aparentemente não conseguir completar uma curva. A causa do acidente ainda está sendo investigada. A empresa responsável pela manutenção do bondinho, em nota, alegou que cumpriu com os protocolos de manutenção.