Terceiro ciclone do ano começa a se formar no Brasil e acende alerta para chuvas fortes

Um novo ciclone extratropical deve iniciar seu processo de intensificação a partir desta sexta-feira (30), colocando diversas regiões do Brasil em estado de atenção por causa da previsão de chuvas intensas e possibilidade de granizo, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A influência do sistema pode gerar instabilidade em estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, os efeitos devem ocorrer de forma mais isolada.

O fenômeno se forma a partir de uma área de baixa pressão atmosférica que sai do Paraguai em direção ao Sudeste do país. Durante o fim de semana, a expectativa é que o sistema avance para o Oceano Atlântico, onde tende a ganhar força em alto-mar antes de seguir rumo ao Sul.

Na Região Sul, a sexta-feira já deve começar com tempo instável, especialmente em áreas do litoral e da faixa leste dos estados. De acordo com a Climatempo, a previsão indica aumento das chuvas entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina ao longo do dia, com pancadas de intensidade moderada a forte e risco de temporais, principalmente nas regiões próximas ao mar.