Tempestades com ventos de até 100 km/h colocam mais de 80 cidades do Paraná em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o Paraná sob alerta laranja para tempestades com rajadas que podem alcançar 100 km/h. O aviso segue válido desta quarta-feira (3) até às 10h de quinta-feira (4).

Ao todo, 86 municípios — entre eles Paranavaí, Campina Grande do Sul e Adrianópolis — estão na área de risco. Nessas localidades, são esperados ventos entre 60 e 100 km/h, além de possibilidade de granizo e volume de chuva variando entre 50 e 100 milímetros por dia.

As regiões Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central e Centro Oriental podem enfrentar queda de energia, danos em lavouras, árvores derrubadas e pontos de alagamento.

O Inmet orienta que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores, devido ao perigo de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.

Na quinta-feira (4), a circulação de ventos vindos do oceano deve manter o tempo instável, com chuvas isoladas e temperaturas mais amenas no leste e litoral do estado.

A partir de sexta-feira (5), a formação de uma frente fria no Sudeste dará origem a uma área de alta pressão que influenciará o clima no Paraná. Com isso, o tempo tende a firmar na maior parte do estado, com sol entre nuvens e sensação de calor especialmente no interior. Já o leste e o litoral seguirão sob ventos mais úmidos e frescos, o que deve limitar a elevação das temperaturas nessas regiões.