Fortes chuvas que atingiram o Vale do Ivaí neste sábado (08) causaram interrupções no fornecimento de água em pelo menos nove cidades da região. A paralisação dos sistemas de abastecimento é resultado, principalmente, da falta de energia elétrica que afeta diversas estações de tratamento e bombeamento.
Oito municípios enfrentam diretamente a suspensão no fornecimento devido aos apagões. Em Faxinal, a situação é agravada pela alta turbidez do rio, dificultando o tratamento da água e impossibilitando a distribuição para a população. Técnicos trabalham para restabelecer o sistema, mas ainda não há previsão de normalização.
A Sanepar, companhia de saneamento do Paraná, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a extensão total dos danos e os prazos para a retomada do abastecimento. A população das cidades afetadas é orientada a economizar água e buscar informações atualizadas nos canais oficiais da empresa.
“Estamos monitorando a situação e trabalhando em conjunto com as concessionárias de energia para solucionar o problema o mais rápido possível”, informou um representante da Defesa Civil, que acompanha de perto os impactos das chuvas na região. A prioridade, segundo ele, é garantir o acesso à água potável para todos.
Enquanto isso, a população das nove cidades permanece em estado de alerta. A falta de água, somada aos transtornos causados pela tempestade, exige paciência e colaboração de todos para superar esse período de dificuldade. A expectativa é que, com a melhora das condições climáticas, o serviço seja gradualmente restabelecido.



