O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, viajou a Brasília nesta terça-feira (2) em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). A visita levanta questões sobre uma possível articulação em favor do ex-presidente, embora a agenda oficial indique compromissos em outras áreas.
Apesar da especulação, a participação de Tarcísio no julgamento de Bolsonaro não foi confirmada. De acordo com a programação divulgada, o governador tem agendada apenas uma reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.
Contudo, fontes próximas a Tarcísio sugerem que a busca por anistia para Bolsonaro será um tema central nas discussões em Brasília. “Ele pretende tratar da pauta da anistia durante sua estada”, afirmou um aliado sob condição de anonimato.
A ação penal em curso no STF envolve Bolsonaro e outros sete acusados, que respondem por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. As acusações incluem crimes como organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros.
O desfecho do julgamento no STF definirá o futuro dos réus, que podem ser condenados ou absolvidos das acusações. A presença de Tarcísio em Brasília adiciona um elemento de expectativa e debate político ao caso.