Sete integrantes da facção criminosa Comando Vermelho morreram durante um confronto com a polícia na madrugada desta sexta-feira (31), em Canindé, no interior do Ceará. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML).
Durante a operação, os agentes apreenderam fuzis, pistolas, revólveres, granadas, um veículo e dezenas de munições. A troca de tiros ocorreu no bairro Campinas, área que é controlada por uma facção rival.
De acordo com informações do g1, o grupo do Comando Vermelho havia ido ao local para tentar dominar o território, mas acabou surpreendido por equipes do Raio, Cotar (Comando Tático Rural), FT (Força Tática), FT Rural e Policiamento Ostensivo Geral.
Após a ação, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a atuação policial.
“Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida. Parabéns à nossa Polícia Militar do Ceará”, escreveu o governador nas redes sociais.
Segundo Elmano de Freitas, sete facções disputam o controle de territórios no estado, buscando dominar a venda de drogas e até serviços paralelos, como internet. A guerra entre esses grupos é responsável por cerca de 90% dos homicídios no Ceará, que registrou a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes do país em 2024, de acordo com o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O levantamento aponta ainda que o número de homicídios dolosos no estado aumentou 9,85% em relação ao ano anterior, passando de 2.893 casos em 2023 para 3.178 em 2024.
Em outras regiões, as facções também impõem cobranças conhecidas como “pedágio” a comerciantes e vendedores informais. Em agosto de 2025, por exemplo, um vendedor de churrasco foi assassinado após se recusar a pagar uma “taxa” de R$ 1.000 exigida por criminosos — valor mais que o dobro do que pagava anteriormente, de R$ 400 mensais.


