Servidores são presos fraudando ponto com ‘dedo de silicone’

Dois servidores da Prefeitura de Schroeder, em Santa Catarina, foram presos em flagrante na última sexta-feira (7) por utilizarem uma prótese de silicone com impressão digital para burlar o sistema de ponto eletrônico. O dentista e sua auxiliar de consultório são investigados por falsidade ideológica, já que a funcionária registrava a presença do profissional mesmo quando ele não comparecia ao trabalho.

A fraude veio à tona após uma denúncia, confirmada pelo setor de Tecnologia da Informação da prefeitura, que analisou as imagens das câmeras de segurança. As gravações mostraram a auxiliar registrando o ponto do dentista às 7h15. Confrontados pelo secretário de Saúde, ambos confessaram o esquema.

Durante a abordagem, a auxiliar entregou espontaneamente a prótese de silicone com a digital do dentista, que estava guardada em sua bolsa. O objeto foi apreendido para perícia, e os dois foram levados à Central de Flagrantes de Jaraguá do Sul, onde permanecem detidos.

Em nota, a Prefeitura de Schroeder reforçou seu “compromisso inabalável com a transparência” e informou que abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apurar o caso. A administração destacou ainda que usará “todas as ferramentas legais disponíveis para proteger o patrimônio público”.