Rumores de Morte de Trump Agitam as Redes Sociais: Verdade ou Fake News?

Uma onda de boatos sobre a suposta morte de Donald Trump tomou conta do X (antigo Twitter) neste sábado, gerando intensa especulação e questionamentos sobre a saúde do ex-presidente. A hashtag “Trump está morto” rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados, impulsionada por mais de 200 mil mensagens. Até o momento, a Casa Branca não se pronunciou oficialmente sobre o caso, alimentando ainda mais a incerteza.

As especulações ganharam força após o alegado cancelamento de compromissos na agenda de Trump, levantando dúvidas sobre seu bem-estar. A recorrência de um hematoma em sua mão também contribuiu para o aumento dos rumores. Curiosamente, declarações recentes do vice-presidente J.D. Vance intensificaram o debate.

Vance, em entrevista na última quarta-feira, afirmou estar preparado para assumir o cargo em caso de “uma tragédia terrível”, apesar de assegurar que Trump está “em forma, vibrante e com uma saúde incrivelmente boa”. A declaração, embora cautelosa, inflamou ainda mais as redes sociais e deu margem para diversas interpretações.

Diante da crescente disseminação da notícia, o verificador de informações do X se manifestou, desmentindo as alegações sobre a morte de Trump. Em julho, a Casa Branca já havia divulgado que o ex-presidente foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica após exames realizados devido a um inchaço nas pernas. O hematoma na mão, por sua vez, foi atribuído à “irritação leve de tecidos moles”, consequência de apertos de mão frequentes e uso de aspirina.

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que notícias falsas sobre a morte de Donald Trump circulam na internet. Em setembro de 2023, sua conta no X foi hackeada, e o invasor publicou uma mensagem falsa alegando seu falecimento. O incidente serve como um lembrete da importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.