Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), reafirma a posição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento aponta para uma estabilidade em relação ao mês de setembro, consolidando o petista na liderança tanto no primeiro quanto no segundo turno, em todos os cenários testados.
O estudo indica que Lula venceria seus oponentes com folga, obtendo vantagens que variam de nove a 23 pontos percentuais. No segundo turno, a pesquisa demonstra que Lula supera Ciro Gomes (PDT) por nove pontos e Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, por dez. Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL), a diferença se mantém em 12 pontos. O instituto Quaest entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 2 e 5 de outubro.
Em outros confrontos diretos no segundo turno, Lula também se destaca, superando Ratinho Júnior (PSD) por 13 pontos, e Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Bolsonaro (PL) por 15. A maior vantagem é registrada contra Eduardo Leite (PSD), alcançando 23 pontos percentuais de diferença.
A pesquisa Quaest também avaliou a rejeição dos possíveis candidatos. Os dados revelam que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) apresenta o índice de rejeição mais alto entre todos os nomes analisados para a disputa presidencial de 2026.
Nos cenários de primeiro turno, com Lula e Jair Bolsonaro, Lula atinge 35% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro. Já em um cenário com Michelle Bolsonaro, Lula marca 36%, enquanto Michelle alcança 21%. Contra Tarcísio de Freitas, Lula chega a 39%, com Tarcísio marcando 18%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.



