PL define sucessão: Número de Eduardo Bolsonaro na urna passa para tio, Renato Bolsonaro

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, confirmou no último domingo (7) uma mudança estratégica para as próximas eleições. O número 2222, tradicionalmente associado a Eduardo Bolsonaro, será agora utilizado por seu tio, Renato Bolsonaro. O anúncio, feito durante um evento na Avenida Paulista, reforça os rumores sobre a possível mudança de planos do filho de Jair Bolsonaro para o futuro.

A confirmação veio em um discurso direto e objetivo. “Quero apresentar para vocês o Renato Bolsonaro. Ele vai ser candidato a federal, irmão do Bolsonaro. E vai ter o 2222 do nosso partido”, declarou Valdemar, oficializando a transferência do número que consagrou Eduardo Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro, que obteve expressiva votação em 2022 como deputado federal, já havia sinalizado a aliados a possibilidade de não buscar a reeleição. Uma candidatura ao Senado por São Paulo em 2026 era uma das opções consideradas. No entanto, o cenário político nacional parece ter influenciado uma nova ponderação.

Com a inelegibilidade de seu pai, Eduardo Bolsonaro admitiu publicamente a possibilidade de disputar a Presidência da República. Em entrevista recente, ele se colocou como um dos principais nomes da direita para enfrentar Lula, demonstrando uma ambição que pode alterar o curso de sua trajetória política.