PF envia força-tarefa de peritos ao Rio após onda de violência

O Ministério da Justiça anunciou o envio de 20 peritos da Polícia Federal ao Rio de Janeiro, em resposta ao recente aumento da violência no estado. A medida foi comunicada pelo ministro Ricardo Lewandowski ao governador Cláudio Castro, marcando o início das ações do recém-criado escritório emergencial de combate ao crime organizado no Rio.

Essa força-tarefa especializada atuará diretamente na análise de locais de crime, exames de balística, genética forense para identificação de DNA e medicina legal, incluindo necropsias e identificação de corpos. Além disso, o governo federal também planeja mobilizar entre 10 e 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar ainda mais o apoio técnico e científico às investigações.

A iniciativa surge após a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em um alto número de mortes. “Nós tivemos a ideia de criar esse escritório extraordinário de enfrentamento ao crime organizado para agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança”, afirmou o ministro Lewandowski, destacando a importância da coordenação entre as diferentes esferas de governo.

O escritório integrado tem como objetivo central ser um fórum de diálogo e decisão rápida entre as forças de segurança, visando superar a atual crise. Segundo Lewandowski, a iniciativa é um “embrião daquilo que nós queremos criar com a PEC da Segurança Pública que está sendo discutida no Congresso Nacional”, sinalizando um esforço contínuo para fortalecer as políticas de segurança pública no país.

Com informações da Agência Brasil, a expectativa é que a atuação dos peritos da PF e da Força Nacional contribua para a elucidação de crimes e o fortalecimento das investigações, auxiliando no combate ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro.