PF Desmantela Esquema de Fraudes Milionárias no Transporte Escolar do Pará

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (29), a Operação Rota de Hermes, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados ao transporte escolar no Pará. A ação, que investiga fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro, cumpriu mandados em Brasil Novo, Medicilândia e Altamira.

Segundo a PF, as investigações apontam para graves irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar. Há indícios de utilização de veículos inadequados, sem a segurança necessária para os estudantes, além de suspeitas de que os valores pagos pelo município não correspondem à qualidade do serviço oferecido.

Durante a operação, foram apreendidos aproximadamente R$ 328 mil em dinheiro, veículos de luxo e joias. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Altamira, onde será analisado para dar continuidade às investigações e responsabilizar os envolvidos no esquema.

Os recursos desviados seriam provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). A PF também apura a existência de subcontratações irregulares e o uso de empresas de fachada para operacionalizar o esquema.

“A Operação Rota de Hermes representa um importante passo no combate à corrupção e na garantia de que os recursos públicos sejam utilizados de forma transparente e eficiente em benefício da população, especialmente no setor da educação”, afirmou um dos agentes da Polícia Federal envolvidos na operação.