Pesquisa mostra que em 20 municípios da região há água contaminada com agrotóxicos

0

Via portal Por Trás do Alimento e blog Paçoca com Cebola

Resultado estarrecedor: Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. No Paraná, foram encontrados em 326 municípios.

As empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. 

O Terceira Opinião pesquisou o resultado em 23 municípios da região, desses, 20 estão contaminados com pelo menos 1 agrotóxico. As cidades que analisamos os resultados foram: Guaraci, Jaguapitã, Prado Ferreira, Miraselva, Florestópolis, Porecatu, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Santo Inácio, Santa Inês, Jardim Olinda, Paranapoema, Itaguajé, Colorado, Lobato, Flórida, Ângulo, Iguaraçu, Munhoz de Mello, Astorga, Santa Fé e Nossa Senhora das Graças.

Os municípios de Nossa Senhora das Graças, Colorado e Paranapoema não tiveram testes da água.

Se a sua cidade não está na lista, tire sua dúvida clicando AQUI.

Os dados são do Ministério da Saúde e foram obtidos e tratados em investigação conjunta da Repórter BrasilAgência Pública e a organização suíça Public Eye. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento. Veja a reportagem completa AQUI.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×