Todas as regiões do Paraná estão sob alerta laranja devido à queda acentuada de temperatura, que pode chegar a cerca de 5ºC nesta terça-feira (7). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido até 23h59 e aponta risco à saúde em razão da mudança brusca no clima. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a queda nas temperaturas está associada à chegada de uma frente fria.
Além disso, o estado permanece em alerta amarelo para chuvas intensas, válido até as 10h desta quarta-feira (8). A previsão do Inmet indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h.
Há possibilidade de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos e interrupções no fornecimento de energia em diversas regiões, incluindo o Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba, Noroeste, Norte Central, Centro-Sul e Oeste do estado.
Previsão para quarta-feira (8)
Na quarta, o clima segue instável, com chuvas e temperaturas baixas em boa parte do Paraná.
“Mesmo com o avanço da frente fria em direção ao mar e ao norte, o tempo deve continuar instável no estado, com nebulosidade e pancadas de chuva em várias regiões. As temperaturas permanecem amenas à tarde e o frio retorna nas primeiras horas do dia, especialmente no Sul”, informou o Simepar.
A melhora no tempo deve ocorrer a partir de sábado (11), quando o sol volta a predominar em quase todo o Paraná, favorecendo a elevação das temperaturas.



