Operação da PF Desmantela Quadrilha de Tráfico Liderada por Mulheres; Drogas Seguiam para a Europa

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3), a Operação Nexus Aliciae, visando desarticular uma organização criminosa transnacional especializada no tráfico de drogas. A investigação aponta que o esquema era majoritariamente chefiado por mulheres e utilizava “mulas” para o transporte de cocaína em cápsulas ingeridas, com rotas partindo de diversos aeroportos brasileiros.

O modus operandi do grupo criminoso era bem definido, estruturado em dois núcleos principais. O primeiro, composto por quatro mulheres e um homem, era encarregado do recrutamento dos transportadores, oferecendo suporte logístico completo, desde passagens e hospedagem até instruções detalhadas sobre vestimenta e rotas a serem seguidas.

Já o segundo núcleo, formado por nove mulheres e oito homens, era composto pelas “mulas” que transportavam a droga para a Europa. Segundo a PF, os destinos mais comuns incluíam Espanha, França, Itália e Suíça. Desde o início das investigações, em setembro de 2023, foram realizados oito flagrantes e apreensões de drogas tanto em aeroportos brasileiros quanto no exterior.

Até o momento, 22 pessoas foram identificadas como integrantes da quadrilha. A operação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos estados do Ceará e Rio Grande do Sul. “Uma das líderes foi presa em Alvorada (RS), enquanto outra, considerada o segundo nome na hierarquia, segue foragida em Fortaleza (CE)”, informou a Polícia Federal.

Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas e organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem ultrapassar 35 anos de prisão. A Justiça também autorizou o bloqueio de bens e valores dos envolvidos, visando descapitalizar a organização criminosa. O nome da operação, Nexus Aliciae, em latim, refere-se à rede interconectada (nexus) que atua aliciando (aliciae) pessoas para fins ilícitos.