Norte e Noroeste começam semana com clima ameno, mas chuva e frio avançam pelo Estado

A semana começa com mudanças no tempo em todo o Paraná e atenção especial para as regiões Norte e Noroeste, que ainda terão calor e períodos de sol antes da chegada da chuva e da queda nas temperaturas.

Segundo a meteorologista Bianca de Angelo, a instabilidade começa a atuar já nesta segunda-feira (25), impulsionada pela formação de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul.

As primeiras pancadas moderadas a fortes devem atingir principalmente as regiões Centro-Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste do Estado, com risco de temporais isolados.

Enquanto isso, no Norte e extremo Norte do Paraná, o tempo segue mais estável durante boa parte do dia. Cidades como Maringá, Paranavaí e Altônia devem registrar presença de sol e temperaturas acima dos 25°C, cenário que favorece sensação de abafamento antes da mudança no tempo.

Já nas regiões dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a segunda-feira será marcada por muita nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e localizada.

Na terça-feira (26), o sistema de baixa pressão se organiza e avança rapidamente em direção ao oceano, espalhando a chuva por todas as regiões do Paraná.

Apesar dos temporais mais intensos estarem previstos para o Centro-Leste, incluindo Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Sul, moradores do Norte e Noroeste também devem ficar atentos ao avanço das áreas de instabilidade.

A quarta-feira (27) terá melhora gradual no tempo. Ainda haverá muita nebulosidade pela manhã e possibilidade de chuva fraca no leste do Estado, especialmente no litoral.

No Norte, Noroeste e regiões próximas às divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul, as temperaturas voltam a subir, com máximas novamente acima dos 25°C.

Mas a virada mais significativa chega na quinta-feira (28), quando o frio começa a ganhar força no Paraná.

Sem previsão de chuva expressiva, a queda nas temperaturas deve ser sentida principalmente entre a noite e o amanhecer, com maior intensidade na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Centro-Sul.

Na sexta-feira (29), o amanhecer será ainda mais gelado, com temperaturas próximas dos 10°C nas áreas mais frias do Estado. Durante a tarde, os termômetros sobem gradualmente, mas o frio continuará predominando em boa parte do Paraná.
fonte: catve