No Paraná: Mulher vai à delegacia para pedir 2ª via do RG e acaba presa por mandado do STF

Uma mulher de 52 anos foi presa nesta segunda-feira (2), em Cascavel, no oeste do Paraná, após procurar uma delegacia para solicitar a segunda via da carteira de identidade (RG). Segundo o delegado responsável pelo caso, havia contra ela um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), assinado pelo ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher perdeu o documento enquanto trabalhava na Argentina. Após ser expulsa do país, ela retornou ao Brasil e decidiu regularizar a situação em Cascavel, cidade onde nasceu. No entanto, ao comparecer à Delegacia do Adolescente para fazer a solicitação, um policial consultou o sistema e identificou a ordem de prisão em aberto.

Conforme informações do STF, a prisão preventiva foi decretada por crimes considerados graves, como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e associação criminosa armada, entre outros delitos. Ainda segundo o delegado, a mulher estava em liberdade provisória há cerca de um ano e quatro meses, monitorada por tornozeleira eletrônica, mas teria rompido o equipamento antes de fugir para a Argentina.

O delegado relatou que, ao retornar ao Brasil, a mulher chegou a se hospedar em um hotel próximo à rodoviária de Cascavel e decidiu procurar a delegacia após enfrentar dificuldades para trabalhar no exterior por falta de documento. “Mesmo que ela tivesse procurado qualquer outro órgão da Polícia Civil, o sistema indicaria imediatamente o mandado de prisão”, explicou.

Após a prisão, ela foi apresentada à autoridade policial e deve ser encaminhada inicialmente ao sistema penitenciário estadual. Em seguida, a previsão é que seja transferida para o Departamento Penitenciário Federal. O cumprimento do mandado também será comunicado ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

fonte: taroba