O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) visitou o Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT), presídio de segurança máxima em El Salvador, na terça-feira (18). A visita faz parte de uma iniciativa para conhecer de perto o modelo de segurança pública implementado pelo governo de Nayib Bukele. O parlamentar compartilhou suas impressões em sua conta na rede social X, antigo Twitter, onde afirmou ter estado “frente a frente com os maiores bandidos do mundo”.
Durante a visita, Nikolas Ferreira destacou a transformação do país latino, que, segundo ele, passou de “o mais violento, para o mais seguro do mundo”. O deputado expressou admiração pela política de segurança adotada em El Salvador, que tem como um dos pilares o rigor no tratamento de criminosos. Na publicação, ele ressaltou que no CECOT “os direitos humanos funcionam: sem privilégios, mordomias ou regalias para eles. Somente o firme rigor da lei. Aqui se paga – e muito caro.”
Ainda na postagem, Ferreira teceu críticas indiretas ao governo Lula, do qual é oposição. Ele sinalizou que o modelo de segurança de El Salvador poderia servir de inspiração para o Brasil. “Volto com a esperança de que, com coragem e muito trabalho, podemos também resgatar o nosso Brasil. E o primeiro passo é garantir a paz. Começando pela transformação individual de cada brasileiro. Faremos isso – que Deus nos guie”, escreveu o deputado.



