Mulher é investigada por abandonar 11 filhotes em lixeira no Paraná; apenas um sobreviveu

Uma mulher de 69 anos está sendo investigada por abandonar 11 filhotes de cachorro dentro de uma lixeira em Santo Antônio da Platina, no Norte do Paraná. Segundo a Polícia Civil (PC-PR), os animais chegaram a ser resgatados, mas apenas um sobreviveu.

Imagens de câmeras de segurança, registradas no dia 16 de agosto, mostram a mulher caminhando com uma sacola na mão. Em seguida, ela se aproxima da lixeira que fica na calçada, deposita a sacola com os filhotes e vai embora. O nome da suspeita não foi divulgado.

De acordo com o delegado Amir Salmen, os filhotes tinham apenas cinco dias de vida. Eles foram encontrados por uma moradora que acompanhou a ação pelas câmeras de vigilância. Seis animais morreram ainda no local, e outros cinco foram encaminhados para os cuidados temporários de uma voluntária de uma ONG em Jacarezinho, cidade vizinha a cerca de 20 quilômetros.

O caso foi denunciado à Polícia Civil no dia 18 de agosto, permitindo a identificação da suspeita. No dia 21, policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência dela e resgataram a cadela, mãe dos filhotes. Ela foi levada até os filhotes, mas não conseguiu amamentá-los, resultando na morte de quatro deles.

A mulher será ouvida nesta quinta-feira (28) e poderá responder pelo crime de maus-tratos com resultado de morte, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de ter animais. A pena pode ser aumentada em até um terço devido à morte dos filhotes.

A cadela foi encaminhada ao Canil Municipal, onde será castrada, enquanto o único filhote sobrevivente segue sob os cuidados da tutora provisória.

 

fonte: g1.globo