Morre aos 35 anos o arquiteto que havia recebido transplante de cinco órgãos

O arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, que havia passado por um transplante múltiplo (multivisceral) no dia 23 de setembro, faleceu nesta terça-feira (30). Ele precisava que cinco órgãos fossem doados por um mesmo doador: estômago, pâncreas, fígado, intestino e rim.

Desde a juventude, Luiz convivia com trombofilia, uma condição que interfere na coagulação sanguínea. Ele esteve na fila de espera por cerca de quatro anos até conseguir realizar o procedimento.

O transplante foi feito no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), após a adoção de uma portaria para viabilizar essas cirurgias complexas no Brasil, em fevereiro deste ano. Porém, antes mesmo do procedimento, ele já enfrentava complicações de saúde, e após a cirurgia, desenvolveu uma infecção grave.

Durante o pós-operatório, ele foi levado para a UTI, mas não resistiu. O falecimento foi comunicado por familiares, que informaram que a causa foi uma parada cardíaca.

Nas redes sociais, Luiz Perillo compartilhava sua vivência hospitalar e tornou-se conhecido por sua luta pela doação de órgãos.