Moraes Nega Acordo Secreto sobre Anistia e Desconhece Encontro com Parlamentares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desmentiu qualquer acordo com o ex-presidente Michel Temer a respeito da polêmica Proposta de Lei (PL) da Anistia. Segundo interlocutores, a conversa com Temer durou apenas cinco minutos e não houve negociação, uma vez que o texto do projeto ainda não foi formalizado.

Surpreendentemente, Moraes alegou desconhecer a participação remota do presidente da Câmara, Hugo Motta, e a presença física de Paulinho da Força, relator do PL, e do deputado Aécio Neves no encontro realizado na residência de Temer em São Paulo. A reunião, que veio à tona pela CNN, teria contado com a consulta de outro ministro do STF, Gilmar Mendes.

Aécio Neves revelou a intenção do grupo de apresentar o projeto já na próxima semana, com o objetivo de reduzir as penas dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, mas sem anistiar os envolvidos na invasão ou na tentativa de golpe. “Estamos encontrando um caminho para esse projeto. O STF tem que botar a cara nessa construção nova”, afirmou o deputado à CNN.

Durante a reunião, a possibilidade de prisão domiciliar para Jair Bolsonaro foi discutida, porém, a medida não deverá constar no texto final. Contudo, participantes acreditam que, devido à idade e condições de saúde do ex-presidente, o STF pode optar por mantê-lo em regime domiciliar.