O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já teria identificado o local onde Jair Bolsonaro pode vir a cumprir pena, caso seja determinado seu encarceramento. A decisão surge após uma inspeção no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e a escolha recai sobre o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido internamente como “Papudinha”. A informação foi divulgada pela coluna Grande Angular, do Metrópoles, com base em relatos de aliados.
A “Papudinha” não é um local desconhecido nos bastidores judiciais. Anteriormente, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, permaneceu detido por quatro meses na mesma unidade, também por ordem de Moraes. A prisão de Torres ocorreu no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado e os ataques de 8 de janeiro de 2023, eventos que colocaram em xeque a democracia brasileira.
Fontes próximas ao ministro Moraes revelaram que a decisão foi precedida por uma visita da chefe de gabinete à Papuda, dias antes do julgamento dos embargos de declaração apresentados pela defesa de Bolsonaro. Durante a inspeção, a servidora avaliou três áreas do complexo penitenciário, incluindo a “Papudinha” e o bloco de segurança máxima, onde já foram detidos presos de alta periculosidade.
Existe uma expectativa entre aliados do ex-presidente de que, caso o STF determine a sua prisão, Moraes o mantenha na “Papudinha” por um período inicial, possivelmente algumas semanas. Posteriormente, poderia ser concedido novamente o benefício da prisão domiciliar. Atualmente, Bolsonaro responde a investigações relacionadas aos atos antidemocráticos, uso de documentos falsos e uma suposta tentativa de interferência no sistema eleitoral, o que mantém o cenário jurídico em constante atenção.


