Noah, um bebê que nasceu com apenas 23 semanas e 5 dias, pesando 635 gramas, recebeu alta esta semana na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis (SC). Em casos de prematuridade extrema como o seu, as chances de sobrevivência variam entre 15% e 40%, mas o pequeno desafiou as probabilidades e se tornou o primeiro recém-nascido com essa idade gestacional a ter alta na unidade.
Sua mãe, Dheryolynny Silva Campos, de primeira viagem, acompanhou o filho de perto durante 150 dias de internação. A Maternidade Carmela Dutra, referência em gestação de alto risco em Santa Catarina, atende cerca de 300 recém-nascidos por ano na UTI Neonatal e foi essencial nessa trajetória de superação.
“Desde o momento em que entrei na UTI, fui muito acolhida. Foi um período difícil, mas os profissionais foram incríveis – não só cuidando da saúde do Noah, mas também me dando apoio psicológico. Aprendi a lidar com o medo de uma forma mais serena”, relata Dheryolynny, destacando a importância do suporte oferecido pela equipe.
Bebês nascidos entre 22 e 23 semanas enfrentam riscos elevados devido aos limites de viabilidade. No Brasil, a taxa de sobrevivência para prematuros com menos de 25 semanas é de cerca de 50%, percentual que diminui conforme a idade gestacional reduz.
“O caso do Noah foi incomum. Sua evolução foi dia após dia, e para toda a equipe multidisciplinar foi um grande desafio e aprendizado. Hoje, temos orgulho de vê-lo ir para casa em boas condições”, afirma Gean Carlo da Rocha, chefe do Serviço de Neonatologia.
Trabalho em equipe e dedicação
O tratamento de Noah contou com uma equipe multidisciplinar e até consultoria de especialistas internacionais, todos unidos pelo mesmo objetivo: salvar sua vida. “Cuidar de um prematuro tão pequeno exige atenção redobrada, menos manipulação e muito trabalho em conjunto. Fizemos tudo para que ele tivesse o mínimo de sequelas e pudéssemos entregá-lo saudável à mãe”, explica Susian Cássia Liz Luz, enfermeira-chefe da UTI Neonatal.
A Maternidade Carmela Dutra, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, possui uma estrutura completa, com profissionais especializados em neonatologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, garantindo um atendimento humanizado e de excelência.