Uma bebê de dois meses faleceu em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, enquanto aguardava uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a RICtv Oeste, dois hospitais da região enfrentam superlotação.
Isis Maite, de apenas dois meses, foi internada com um quadro de bronquiolite. Com o agravamento da doença, ela precisou ser transferida para uma UTI pediátrica, mas, sem leitos disponíveis, não resistiu.
Outro caso grave também foi registrado: uma criança de 8 anos diagnosticada com pneumonia foi transferida para o Hospital São Lucas, em Cascavel.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou que a maioria das internações tem sido causada por sintomas gripais e respiratórios. Dados do boletim da Sesa mostram que apenas 47% dos idosos e 33% das crianças foram vacinados contra a gripe desde o início da campanha deste ano.
Em entrevista à RICtv Oeste, o secretário de saúde Beto Preto destacou que a baixa adesão à vacinação tem agravado a situação. “Foram registrados 85 óbitos por influenza neste ano, e apenas 9 das vítimas estavam vacinadas”, afirmou, reforçando a importância da imunização.
A RICtv Oeste solicitou um posicionamento do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, mas até o momento não obteve resposta.