Maduro Agradece Apoio de Lula, Papa e ONU em Meio a Tensões com os EUA

Em um momento de crescentes tensões com os Estados Unidos, o presidente venezuelano Nicolás Maduro expressou sua gratidão ao Papa Francisco, ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e à Organização das Nações Unidas (ONU) pelo apoio à paz na Venezuela. A declaração foi feita durante um pronunciamento no Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), realizado em Caracas na noite de terça-feira (4).

Maduro destacou a importância dos posicionamentos de Lula e do Papa Francisco, bem como da ONU, em um cenário de incertezas. “Agradeço ao pronunciamento do Papa, vigário de Cristo e líder da Igreja Católica, que pediu diálogo entre os EUA e a Venezuela para buscar soluções e defender a paz. Muito obrigado”, afirmou o presidente venezuelano.

O presidente venezuelano também expressou apreço pelo Escritório de Especialistas em Direitos Humanos da ONU, que, segundo ele, emitiu um “tremendo pronunciamento contra as ameaças de uso da força militar contra a Venezuela”. O apoio da ONU é visto como um importante contraponto às pressões externas.

Adicionalmente, Maduro reconheceu o papel de Lula na promoção da paz na região. “Agradeço ao presidente Lula, pois fez um forte pronunciamento pela paz na América do Sul, na América Latina, e sobre o poder que a Celac deve ter”, concluiu Maduro, ressaltando a importância da integração regional para a estabilidade.