O Brasil se despede de um de seus maiores escritores e cronistas. Luis Fernando Verissimo faleceu neste sábado (30), em Porto Alegre, aos 88 anos. O autor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, onde residia.
Verissimo, filho do renomado escritor Erico Verissimo, lutava contra o Parkinson, problemas cardíacos e as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em 2021. Sua trajetória no jornalismo começou em 1966, mas foi como cronista e autor de mais de 70 obras que ele conquistou o coração de milhões de leitores.
Nos últimos anos, a saúde do escritor demandou cuidados constantes. Em janeiro de 2021, enquanto escrevia uma crônica sobre os Estados Unidos para o jornal O Globo, Verissimo sofreu um AVC. Apesar da dificuldade, ele buscou concluir o trabalho no dia seguinte, mas precisou ser hospitalizado durante a madrugada.
O AVC afetou a capacidade cognitiva do autor, dificultando a organização de seus pensamentos, embora ele permanecesse consciente do que acontecia ao seu redor. Um fato curioso durante sua recuperação foi o aumento da fluência em inglês, idioma que dominou durante a infância vivida nos Estados Unidos.