Em meio às negociações para solucionar o impasse tarifário com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou otimismo quanto a uma resolução favorável. A declaração foi feita durante a inauguração de uma fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari, Bahia, nesta quinta-feira (9).
Lula reforçou o desejo do Brasil de manter boas relações com diversos países, incluindo China, Argentina, Uruguai e Bolívia, além dos Estados Unidos. “Acho que nosso problema com os EUA será resolvido. A gente quer estar bem com a China, a gente quer estar bem com os EUA… Não queremos estar mal com nenhum país”, afirmou o presidente.
Após um breve encontro na Assembleia Geral da ONU, Lula e o ex-presidente Donald Trump conversaram por telefone na última segunda-feira, ocasião em que o presidente brasileiro reiterou o pedido de revogação das medidas tarifárias. As tratativas, portanto, seguem em andamento.
De acordo com informações, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já estabeleceu contato com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Uma reunião entre os representantes está sendo agendada para dar continuidade às discussões sobre o tema, porém ainda não há data definida.
“Nós não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação civilizada com o mundo”, complementou Lula, reiterando a defesa do multilateralismo e o descontentamento com a taxação de produtos brasileiros imposta pelos EUA, que o governo brasileiro considera injustificada.



