O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, realizaram um telefonema nesta sexta-feira, com foco no fortalecimento de laços e na busca por soluções em cenários globais críticos. O principal ponto da conversa foi a expectativa de concretização do acordo Mercosul-União Europeia durante a Cúpula do Mercosul, agendada para dezembro em Brasília. Ambos os líderes enfatizaram a importância estratégica do tratado em um contexto internacional marcado por tensões comerciais e desafios ao sistema multilateral.
Além do acordo comercial, Lula e Sánchez reafirmaram seu compromisso com o sucesso da Cúpula Celac-União Europeia, que ocorrerá em novembro na Colômbia. A agenda diplomática dos presidentes prevê ainda um encontro presencial em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Na ocasião, eles co-presidirão o painel “Em Defesa da Democracia: Combatendo os Extremismos”, ao lado de outros líderes sul-americanos.
A conversa telefônica também abordou a escalada do conflito no Oriente Médio. “Lula e Sánchez repudiaram as ‘graves violações do direito internacional humanitário em Gaza’ e defenderam o fim do conflito”, conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto. A preocupação com a situação humanitária e a busca por uma solução pacífica demonstraram a convergência de visões entre Brasil e Espanha.