O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o 16º Congresso do PCdoB, na última quinta-feira (16), para tecer duras críticas à ascensão da extrema direita no cenário político global. Em um discurso incisivo, Lula também relembrou, com admiração, líderes sul-americanos de outrora, como Evo Morales e Hugo Chávez.
O presidente questionou o crescimento da extrema direita e a diminuição dos setores progressistas no mundo. “Qual é a tarefa que nós, militantes de esquerda, temos que fazer? Porque se a gente não discutir isso, não descobre por que a extrema direita cresceu tanto no mundo e os setores progressistas diminuíram”, declarou, enfatizando a necessidade de uma profunda reflexão sobre os erros e omissões do campo progressista.
Lula não poupou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem classificou como uma “figura politicamente grotesca”. Questionou como alguém com tal perfil chegou à presidência, estabelecendo um paralelo com outras lideranças conservadoras eleitas na América do Sul e na Europa.
O presidente também mencionou políticos com quem colaborou, como Michelle Bachelet e Ricardo Lagos, do Chile; Cristina Kirchner, da Argentina; Tabaré Vázquez e Pepe Mujica, do Uruguai; Fernando Lugo, do Paraguai; Hugo Chávez, da Venezuela; e Evo Morales, da Bolívia. Ele destacou que esse período foi crucial para a criação da Unasul, considerada a melhor fase de integração sul-americana dos últimos 500 anos.
No âmbito da política nacional, Lula condicionou sua possível candidatura à reeleição em 2026 à sua condição de saúde. “Eu, possivelmente, serei candidato a presidente outra vez, se eu estiver com saúde. Mas, vou ser candidato para o quê? Para continuar falando de Bolsa Família, Luz para Todos? Eu preciso pensar em um país maior”, afirmou, sinalizando que busca propostas inovadoras para o futuro do Brasil.
O presidente concluiu seu discurso prevendo que a próxima eleição será marcada por um embate entre a extrema direita e a esquerda. Reforçou a importância de reconquistar a confiança da população e fortalecer políticas sociais e econômicas que impulsionem o desenvolvimento do país.
**Leia mais:**
* [Parecer PGR: pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro é rejeitado](https://baccinoticias.com.br/pedido-de-prisao-de-eduardo-bolsonaro-feito-por-deputados-e-rejeitado-pela-pgr/)
* [Lula se reúne com ministro de Minas e Energia após apagão](https://baccinoticias.com.br/lula-se-reune-com-ministro-de-minas-e-energia-apos-apagao/)
* [Em meio à polêmica, governo Lula manda Janja para Paris](https://baccinoticias.com.br/em-meio-a-polemica-governo-lula-manda-janja-para-paris/)



