Um encontro no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governo de São Paulo, reuniu figuras de peso do Republicanos no último domingo (14). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estiveram juntos em um jantar que antecedeu a pauta da anistia na Câmara.
Fontes próximas aos envolvidos descreveram a conversa como a “última cartada” de Tarcísio em defesa da anistia. A reunião teria sido crucial para a decisão do governador de cancelar uma viagem a Brasília que estava agendada para segunda-feira (15), demonstrando o foco no tema.
Além de Motta e Tarcísio, o jantar contou com a presença de Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, e Roberto Carneiro, presidente da sigla em São Paulo. O encontro, com duração de aproximadamente duas horas, selou o acordo para que Motta pautasse o projeto de lei na Câmara nesta semana, o que se concretizou na noite de ontem (17).
A articulação no Palácio dos Bandeirantes levanta questionamentos sobre a influência do governo de São Paulo na pauta do Congresso Nacional. A aprovação da anistia, agora em discussão, poderá ter impactos significativos no cenário político e jurídico do país.



