A influenciadora Esmeralda Ferrer Garibay, conhecida como Esmeralda FG nas redes sociais, foi encontrada morta ao lado do marido e dos dois filhos dentro de uma picape em Guadalajara, México. O crime, ocorrido na sexta-feira (22), foi mantido sob sigilo para não comprometer as investigações iniciais.
As vítimas foram identificadas pela Procuradoria-Geral de Jalisco como Esmeralda, de 32 anos, o marido Roberto Carlos Gil Licea, de 36, e os filhos do casal, Gael Santiago, de 13, e Regina, de 7. Todos foram executados a tiros.
A família havia se mudado recentemente para Guadalajara, uma região que enfrenta um aumento da violência ligada ao narcotráfico. As investigações preliminares sugerem que as atividades comerciais do marido de Esmeralda, no comércio de veículos e cultivo de tomate, poderiam ser uma fachada para lavagem de dinheiro.
Esmeralda FG ganhou notoriedade em 2020 com vídeos no TikTok, exibindo uma rotina de luxo e, em algumas ocasiões, publicando conteúdo polêmico, como frases sobre as “vantagens de ter um namorado narcotraficante”, acompanhadas de narcocorridos. Contudo, as autoridades investigam o marido e seus negócios.
Segundo as autoridades, a principal linha de investigação foca nas atividades comerciais de Roberto Carlos, e não no trabalho de Esmeralda como influenciadora. Os corpos foram entregues à família na segunda-feira (25), após a liberação para não atrapalhar as apurações. Este caso reacende a preocupação com a violência contra influenciadores no México, como o assassinato de Valeria Márquez, em maio deste ano, também na região metropolitana de Guadalajara.