O Governo de São Paulo intensificou o combate à dependência química com a criação do Hub de Cuidados, em 2023. Localizado no coração da capital, o projeto já ultrapassou a marca de 35 mil atendimentos a usuários de drogas, representando um avanço significativo no enfrentamento da Cracolândia. Além disso, cerca de 29 mil pessoas foram encaminhadas para tratamento em hospitais e comunidades terapêuticas, evidenciando o impacto da iniciativa.
O Hub de Cuidados opera como um centro de triagem e acompanhamento individualizado, oferecendo suporte médico, psicológico e social aos dependentes químicos. “A proposta foi criada no início da gestão Tarcísio de Freitas”, diz a fonte original, com o objetivo de reduzir o fluxo de usuários na Cracolândia. Atualmente, o estado mantém uma robusta estrutura de apoio, com 695 leitos de internação, 12 Casas Terapêuticas e 10 Espaços Prevenir, destinados ao tratamento de longo prazo.
Essa mudança é parte de um modelo de governança integrada que reúne 22 órgãos estaduais e municipais sob um protocolo unificado. O governo afirma ter conseguido reduzir a concentração de dependentes na região central da capital. A iniciativa também promove o acompanhamento técnico e a realização de reuniões com representantes da sociedade civil, comerciantes e moradores da região.
As ações estruturadas, como o mapeamento individual dos usuários e o trabalho conjunto das áreas de saúde e segurança, visam garantir a continuidade do programa como política permanente do Estado. O objetivo é oferecer um tratamento abrangente e contínuo, visando a recuperação e reintegração social dos dependentes químicos e a revitalização da área central da cidade.



